Sustentabilidade

A sustentabilidade é a capacidade de prosperar e se perpetuar no tempo

A cerâmica brasileira apresenta qualidades que estão em conexão direta com a sustentabilidade

Zero VOCs

Como a cerâmica é fabricada em temperaturas que alcançam mais de 1300 graus Cº, ela é inerentemente, inorgânica e não emite VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis): gases nocivos que podem causar dores de cabeça, náuseas e irritação no nariz, olhos e garganta. Os VOCs são emitidos por praticamente todos os outros tipos de revestimento e são uma das principais causas da “síndrome do edifício doente”.

Xô Alergia

Preocupado com alergias e asma? Então, aposte na cerâmica, seja para remodelar o lar ou começar a obra do zero. Isso porque esse revestimento é Ideal para áreas internas e externas e, ao contrário de outras superfícies, ela é resistente e impermeável, o que significa que é um ambiente inóspito para ácaros, bactérias, fungos e mofos, porque eles não conseguem aderir ao produto. Por esse motivo, a cerâmica é considerada antialérgica.

PVC Zero

A cerâmica é livre de PVC, uma resina usada em outros revestimentos para melhorar a flexibilidade mecânica e a estabilidade ao calor. O PVC contém oftalatos e organoestanhos, produtos cujo uso tem gerado preocupação e discussão entre os especialistas em saúde.

Formaldeído Zero

As cerâmicas são sólidas e não contêm os aglutinantes comuns a outras superfícies, como o formaldeído, que são geralmente encontrados em produtos que contêm placas de fibra de densidade média, compensados e aglomerados. Os formaldeídos pode provocar um aumento da incidência de asma, particularmente em crianças e idosos.

O revestimento cerâmico é a escolha ideal e mais sustentável para todos os ambientes da sua casa. De durabilidade incomparável e fabricação sem desperdício, atualmente a cerâmica é a opção de revestimento mais ecológica disponível no mercado.

Eficiência Energética

A massa térmica inerente da cerâmica reduz o pico de aquecimento e resfriamento, o que ajuda a moderar as oscilações de temperatura em sua casa. Isso significa mais economia de energia.

Reciclagem e Reuso

As placas cerâmicas são materiais inertes, fabricados a partir de matérias-primas naturais e que não agridem à natureza no final do seu ciclo de vida. Além disso, a maioria das fábricas reutiliza todos seus resíduos como matéria-prima de volta no processo de fabricação.

EficiênciaProdutiva

As plantas fabris brasileiras têm alta eficiência produtiva, o que resulta em menor consumo de recursos naturais e menor geração de resíduos.

Outros atributos

Modularidade

A ampla variedade de formatos geométricos dos revestimentos cerâmicos permite trabalhar com a modularidade adequada do ambiente desejado, reduzindo cortes, perdas e geração de resíduos.

Aplicabilidade

A cerâmica serve para uma diversidade de aplicações: de revestimentos a acessórios, para uso em planejamento urbano, no interior ou no exterior de edificações. A variedade de formas, tipologias, cores e acabamentos permite instalações criativas e personalizadas, resultando em projetos que associam durabilidade e beleza.

Durabilidade

Além de ser resistente a condições climáticas extremas, a impacto de produtos químicos, fogo, água, umidade, mudanças de temperatura e raios UV, a cerâmica tem vida útil superior a 50 anos.

Limpeza

A manutenção e a limpeza do revestimento cerâmico são simples e, na maioria das vezes, basta usar apenas água e produtos neutros. A fácil manutenção contribui para a redução de custos de consumo ao longo da vida útil do produto.

Consumo de água

O consumo de água da indústria nacional é um dos mais reduzidos em comparação com outros produtores mundiais. No uso, a fácil limpeza também promove redução de consumo de água em seu ciclo de vida.

Contribuição para a Eficiência Energética

As placas cerâmicas colaboram para o conforto térmico de uma edificação, além de serem próprias para sistemas de fachadas ventiladas, o que gera reduções de consumo de energia acima de 30% nas edificações.

Uso de resíduos

O mercado oferece placas cerâmicas que usam materiais reciclados, pré- e pós-consumo. Isso representa um benefício ambiental por conta da redução de resíduos sólidos. O setor tem cases de incorporação de resíduos de outros setores como louças, vidro, lâmpadas, entre outros

Matriz energética

A indústria brasileira possui um parque fabril moderno, com grande eficiência energética e uso de gás natural. Na década de 1990, a indústria substituiu o óleo e o carvão pelo gás natural.

Responsabilidade

A indústria nacional reúne empresas comprometidas com a formalidade, o respeito às normas, às leis e aos regulamentos. As unidades fabris estão diretamente envolvidas na criação de valor compartilhado nas regiões em que atuam.