Sustentabilidade

A sustentabilidade é a capacidade de prosperar e se perpetuar no tempo

A cerâmica brasileira apresenta qualidades que estão em conexão direta com a sustentabilidade

Xô Alergia

Preocupado com alergias e asma? A cerâmica é uma ótima opção, seja para remodelar o lar ou começar a obra do zero. Ao contrário de outras superfícies, ela é resistente e impermeável, o que significa que é um ambiente inóspito para ácaros, bactérias, fungos, mofo entre outros.

Zero VOCs

Como a cerâmica é fabricada em temperaturas que alcançam mais de 1300 graus Cº, ela é inerentemente inorgânica e não emite VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), gases nocivos que podem causar dores de cabeça, náuseas e irritação no nariz, olhos e garganta. VOCs são emitidos por praticamente todos os outros tipos de revestimento e são uma das principais causas da “síndrome do edifício doente”.

Formaldeído Zero

Como as cerâmicas são sólidas, elas não contêm os aglutinantes comuns a outras superfícies (como o formaldeído), geralmente encontrados em produtos que contêm placas de fibra de densidade média, compensados e aglomerados. Por que o formaldeído é um problema? Sabe-se que isso leva a um aumento da incidência de asma, particularmente em crianças e idosos.

PVC Zero

O revestimento cerâmico também é livre de PVC, resina comumente usada em outras superfícies para melhorar a flexibilidade mecânica e a estabilidade ao calor. O PVC contém ftalatos e organoestanho, ambos temas de preocupação e discussão entre os especialistas em saúde.

 

O revestimento cerâmico é a escolha ideal e mais sustentável para todos os ambientes da sua casa. De durabilidade incomparável e fabricação sem desperdício, atualmente a cerâmica é a opção de revestimento mais ecológica disponível no mercado.

Eficiência

Produtiva

as plantas fabris brasileiras têm alta eficiência produtiva, o que resulta em menor consumo de recursos naturais e menor geração de resíduos.

Reciclagem e 

Reuso

as placas cerâmicas são materiais inertes, fabricados a partir de matérias-primas naturais e que não agridem à natureza no final do seu ciclo de vida. Além disso, a maioria das fábricas reutiliza todos seus resíduos como matéria-prima de volta no processo de fabricação.

Eficiência

Energética

A massa térmica inerente da cerâmica reduz o pico de aquecimento e resfriamento, o que ajuda a moderar as oscilações de temperatura em sua casa. Isso significa mais economia de energia.

 

Outros atributos

Modularidade.

A ampla variedade de formatos geométricos dos revestimentos cerâmicos permite trabalhar com a modularidade adequada do ambiente desejado, reduzindo cortes, perdas e geração de resíduos. 

Limpeza.

A manutenção e a limpeza do revestimento cerâmico são simples e, na maioria das vezes, basta usar apenas água e produtos neutros. A fácil manutenção contribui para a redução de custos de consumo ao longo da vida útil do produto.

Uso de resíduos.

O mercado oferece placas cerâmicas que usam materiais reciclados, pré- e pós-consumo. Isso representa um benefício ambiental por conta da redução de resíduos sólidos. O setor tem cases de incorporação de resíduos de outros setores como louças, vidro, lâmpadas, entre outros.

Aplicabilidade.

a cerâmica serve para uma diversidade de aplicações: de revestimentos a acessórios, para uso em planejamento urbano, no interior ou no exterior de edificações. A variedade de formas, tipologias, cores e acabamentos permite instalações criativas e personalizadas, resultando em projetos que associam durabilidade e beleza.

Consumo de água.

O consumo de água da indústria nacional é um dos mais reduzidos em comparação com outros produtores mundiais. No uso, a fácil limpeza também promove redução de consumo de água em seu ciclo de vida.

Matriz energética.

a indústria brasileira possui um parque fabril moderno, com grande eficiência energética e uso de gás natural. Na década de 1990, a indústria substituiu o óleo e o carvão pelo gás natural.

Durabilidade.

além de ser resistente a condições climáticas extremas, a impacto de produtos químicos, fogo, água, umidade, mudanças de temperatura e raios UV, a cerâmica tem vida útil superior a 50 anos.

Contribuição para a Eficiência Energética.

As placas cerâmicas colaboram para o conforto térmico de uma edificação, além de serem próprias para sistemas de fachadas ventiladas, o que gera reduções de consumo de energia acima de 30% nas edificações.

Responsabilidade.

A indústria nacional reúne empresas comprometidas com a formalidade, o respeito às normas, às leis e aos regulamentos. As unidades fabris estão diretamente envolvidas na criação de valor compartilhado nas regiões em que atuam.

Receba nossas newsletters

Pq Cerâmica

pqceramica.com.br

imprensa@anfacer.org.br

  • Facebook Pq Cerâmica
  • Instagram Pq Cerâmica