Cerâmica reutilizada transforma interiores e reforça a arquitetura sustentável no Brasil
Revestimentos cerâmicos podem ser reutilizados, trazendo beleza, sustentabilidade e praticidade para projetos de interiores no Brasil.

No campo da arquitetura e da construção, o conceito de reutilização de materiais está intimamente ligado à economia circular e à redução da pegada de carbono , abrindo caminho para um futuro mais sustentável e responsável. Ao incorporar práticas de reciclagem , recuperação, restauração e/ou reutilização de materiais de demolição , a eficiência de recursos, aliada à redução do consumo de energia, torna possível a experimentação de técnicas, aplicações e novos materiais que honram a memória dos espaços, ao mesmo tempo que trazem nova vida a interiores e exteriores.

Embora as reformas tenham se mostrado uma especialidade dos arquitetos do futuro , o desenvolvimento de tais intervenções revela a criação de dinâmicas espaciais onde a reutilização de materiais originais frequentemente proporciona novas condições de vida. Também abre as portas para abordagens mais sustentáveis ligadas ao futuro da construção e à conscientização sobre o cuidado ambiental. Inúmeros exemplos de moradias latino-americanas demonstram como o conceito de economia circular forma a base dessas iniciativas . A reutilização de materiais como cerâmica, mármore, móveis, madeira e outros mostra o vasto potencial do design de interiores , dialogando com elementos, técnicas ou texturas de outras épocas. Isso também promove o desenvolvimento de práticas de vida cotidiana que contribuem para a redução do impacto ambiental.


Fonte: ArchDaily