Notícias

Cerâmica reutilizada: inspire-se com práticas sustentáveis em apartamentos

Inspire-se
21/11/25

Confira 5 projetos de apartamentos no Brasil onde a reutilização de materiais e outros elementos arquitetônicos fez parte da criação do projeto.

No campo da arquitetura e construção, o conceito de reutilização de materiais está intimamente ligado à economia circular e à redução da pegada de carbono , abrindo caminho para um futuro mais sustentável e responsável. Ao incorporar práticas de reciclagem , recuperação, restauração e/ou reutilização de materiais de demolição , a eficiência no uso de recursos, juntamente com a redução do consumo de energia, torna viável a experimentação com técnicas, aplicações e novos materiais que honram a memória dos espaços, ao mesmo tempo que trazem nova vida tanto a interiores quanto a exteriores.

Embora as reformas tenham se consolidado como uma especialidade dos arquitetos do futuro , o desenvolvimento dessas intervenções revela a criação de dinâmicas espaciais onde a reutilização de materiais originais frequentemente proporciona novas condições de vida. Abre-se, ainda, a porta para abordagens mais sustentáveis, ligadas ao futuro da construção e à conscientização sobre o cuidado ambiental.

Numerosos exemplos da habitação latino-americana demonstram como o conceito de economia circular fundamenta essas iniciativas . A reutilização de materiais como cerâmica, mármore, mobiliário, madeira e outros evidencia o vasto potencial do design de interiores , que dialoga com elementos, técnicas e texturas de outras épocas. Isso também promove o desenvolvimento de práticas cotidianas que contribuem para a redução do impacto ambiental.

Nesta coleção selecionada, apresentamos 5 projetos de interiores de apartamentos no Brasil onde a reutilização de materiais e outros elementos arquitetônicos fez parte da concepção do projeto.

Apartamento Caco / Coarquitetos

Apartamentos no Brasil: Interiores com Materiais Reutilizados e Reaproveitados - Imagem 3 de 12

Em uma transformação radical, a proposta para o Apartamento Caco, em Brasília, envolveu a demolição de quase todas as paredes internas e a integração dos espaços, com foco em iluminação natural, ventilação e amplitude. Aplicando estratégias estéticas e sustentáveis, os azulejos originais foram reutilizados, transformados em fragmentos e reaproveitados como revestimento na cozinha e nos banheiros. Essa reutilização de materiais de demolição reflete o compromisso com a sustentabilidade e a valorização do trabalho artesanal.

Apartamento Ibiapinópolis / Ana Sawaia Arquitetura

Apartamentos no Brasil: Interiores com Materiais Reutilizados e Reaproveitados - Imagem 8 de 12

Localizado em um prédio de 1973 em São Paulo, o Apartamento Ibiapinópolis oferece vistas panorâmicas das copas das árvores visíveis pelas janelas da sala de estar. A reforma teve como objetivo ampliar os espaços, criando áreas maiores e mais abertas e integrando a cozinha à sala de estar. A cozinha representou um desafio significativo devido à iluminação natural limitada e ao espaço de circulação excessivo a partir das entradas. A solução encontrada foi reutilizar o mármore travertino nacional dos banheiros para criar um piso de terrazzo para a cozinha, área de serviço e lavabo. Em vez de ser descartado, o material foi reaproveitado em uma base que lembra seixos, com peças cortadas em triângulos de tamanhos variados incorporadas ao design.

Apartamento RR / Nati Minas & Studio + Flipê Arquitetura

Apartamentos no Brasil: Interiores com Materiais Reutilizados e Reaproveitados - Imagem 9 de 12

A reutilização na renovação deste apartamento não foi apenas uma necessidade, mas também uma escolha consciente, já que incorporou diversos elementos como piso de mármore, armários embutidos em áreas privativas e alguns móveis já existentes. Cores claras e texturas artesanais ganharam destaque, revisitando vários materiais e introduzindo novos acabamentos para criar uma atmosfera fresca dentro de um design fluido. Como afirmaram os designers, o objetivo era respeitar o que já existia e renová-lo para transformar o espaço.

Apartamento Paraíso / RUÍNA + Elky Santos

Apartamentos no Brasil: Interiores com Materiais Reutilizados e Reaproveitados - Imagem 5 de 12

No Apartamento Paraíso, localizado na zona sul de São Paulo, o objetivo era minimizar o desperdício de demolição e os custos de construção. Implementou-se uma estratégia de reutilização de materiais, envolvendo tijolos maciços, pisos cerâmicos, revestimentos de cimento, tijolos de vidro, argamassa irregular, blocos de concreto e pisos de parquet de madeira. Todos os materiais disponíveis no local foram devolvidos à sua função original ou reaproveitados. Utilizando um britador de pequeno a médio porte, foram criados agregados no local para uso em subpisos, argamassas de gesso, acabamentos em gesso, bancadas e pisos de concreto e revestimentos cerâmicos. Além disso, a equipe desenvolveu um material economicamente acessível para pisos e bancadas, chamado "entuhite", feito a partir de entulho de demolição. Azulejos antigos de banheiro foram reaproveitados como pavimentação e revestimento para áreas de terraço.

Apartamento Bananeira / Angá Arquitetura + Estúdio Pedro Luna

Apartamentos no Brasil: Interiores com Materiais Reutilizados e Reaproveitados - Imagem 2 de 12

Em um prédio antigo da década de 1970, o apartamento enfrentou o desafio de ajustar sua planta para atender às necessidades dos moradores, maximizando o uso das estruturas existentes. O hall de entrada, a cozinha e um dos quartos foram integrados à sala de estar, criando um ambiente amplo e coeso. Um túnel verde marca a entrada, e o mobiliário delimita os diferentes espaços, enquanto uma parede de tijolos atravessa as áreas de jantar e estar, servindo de suporte para diversos objetos. Essa parede foi construída com tijolos reaproveitados da demolição de uma parede em outro apartamento que estava sendo reformado simultaneamente. Além disso, uma prateleira de madeira feita com o piso antigo do apartamento foi instalada na parede, e tijolos recuperados foram reutilizados na extensão da parede do quarto principal.

Crédito: www.archdaily.com